Brasil sedia a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

17 de maio de 2012 - 11:00

Um estudante cearense integra a delegação que representará o País na OMCPLP.

O Brasil sediará a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), competição que acontecerá entre os dias 20 e 28 de julho próximo, na cidade de Salvador (BA). O estudante cearense Daniel Lima Braga integra a delegação que representará o País. Além dele, compõem a equipe os alunos Daniel Santana Rocha (RJ), Murilo Corato Zanarella de Amparo (SP) e Victor Oliveira Reis (PE), todos premiados na 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Eles serão liderados pelos professores Marcelo Mendes de Oliveira, de Fortaleza, e Guilherme Philippe Figueiredo, de São Paulo.

O evento envolve a participação de jovens estudantes e até 18 anos que foram selecionados por seu talento matemático para representar os oito países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné–Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A iniciativa, que faz parte de uma estratégia conjunta para a melhoria do ensino em todos os níveis, tem como objetivos fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências entre os países participantes.

Jornada

Além da olimpíada, será realizada a I Jornada do Ensino da Matemática. Durante o evento, que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho, serão oferecidas palestras e sessões de trabalho sobre problemas de Matemática. A jornada, cujas inscrições são gratuitas, é voltada para professores e alunos das redes Federal, Municipal e Estadual do Estado da Bahia.

Histórico

A competição, que foi realizada pela primeira vez na cidade Portuguesa de Coimbra, em 2011, contou com a participação de 23 estudantes representando seis países de língua oficial portuguesa. Na oportunidade, o Brasil conquistou um total de quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, ficando com a primeira colocação entre os países participantes.

O evento é uma organização conjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).

Para mais informações sobre a competição, acesse: www.2omcplp.com.br.

Com informações da Assessoria de Comunicação da OBM.