Estudantes brasileiros disputam olimpíada de matemática na Romênia

7 de fevereiro de 2012 - 16:30

07/02/2012

A competição será realizada de 29 de fevereiro a 4 de março, em Bucareste.

Seis estudantes representam o Brasil na Romanian Master of Mathematics (RMM), uma das mais prestigiadas olimpíadas de matemática do mundo. Essa é a terceira vez que o Brasil participa. Além dos brasileiros, delegações da Alemanha, Bielorussia, Bulgária, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Hungria, Itália, Irã, Japão, Peru, Polonia, Reino Unido, Romênia, Russia, Sérvia e Ucrânia estarão na olimpíada.

A competição é organizada desde 2007 pela Escola Nacional de Informática “Tudor Vianu” em colaboração com a Sociedade Científica Romena de Matemática e o Ministério de Educação Investigação e Juventude. A iniciativa visa proporcionar uma oportunidade para os jovens de demonstrarem suas habilidades em matemática, possibilitar a troca de conhecimentos entre eles, reforçar os contatos interculturais no ensino médio e conhecer aspectos culturais da Romênia.

Os estudantes André Macieira Braga Costa de Belo Horizonte (MG), Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento de Brasília (DF), João Lucas Camelo Sá de Fortaleza (CE), Maria Clara Mendes Silva de Pirajuba (MG), Rafael Kazuhiro Miyazaki e Rodrigo Sanches Angelo, ambos de São Paulo (SP), representam o Brasil. A equipe será liderada pelos professores Fabrício Siqueira Benevides, de Fortaleza (CE) e Matheus Secco Torres da Silva do Rio de Janeiro (RJ).

A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e (IMPA) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).

Com informações da secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática.