XVI Semana Universitária da Uece debaterá ciência e educação

7 de novembro de 2011 - 18:54

07/11/2011

A XVI Semana Universitária da Uece reunirá 3.453 trabalhos científicos de diversas áreas

Entre os dias 21 e 25 de novembro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoverá sua  XVI Semana Universitária, que esse ano tem como tema “(Inter) nacionalização da Ciência e da Educação”. No total, foram inscritos 3.453 trabalhos científicos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Linguística, Letras e Artes. Os melhores trabalhos apresentados na forma oral e pôster serão certificados, e alunos e professores, pesquisadores e orientadores serão agraciados com medalhas e menções honrosas. Palestras, mini-cursos, oficinas, mesas-redondas, visitas técnicas e feiras também integram a programação.

A conferência de abertura será ministrada pelo professor Luís Cláudio Villafañe, com o tema “Brasil: Política Externa e Identidade”. O Reitor da Uece, professor Assis Araripe, preside a solenidade de abertura da Semana. O evento vai reunir toda a comunidade acadêmica da Uece e visitantes de outras universidades.

Dentro da XVI Semana Universitária acontecem, simultaneamente, o XX Encontro de Iniciação Científica, o XVII Encontro de Pesquisadores, o XV Encontro de Monitoria e Iniciação à Docência, o XIII Encontro de Grupos PET, o XIII Encontro de Iniciação Artística, o X Encontro dos Comitês de Ética da UECE, o IV Encontro de Extensão, a IV Mostra de Extensão e Cooperação Internacional, e a II Semana da Música.

No dia (24/11), quinta-feira, ocorrerá a mesa redonda com o tema central da Semana, que terá o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Roberto Cláudio Bezerra, como coordenador dos trabalhos, e, como debatedores, os  senadores cearenses, Eunício Oliveira, José Pimentel e Inácio Arruda, que abordarão os seguintes temas: Globalização dos Valores da Ciência e da Educação; Ciência e Educação como Insumos de Desenvolvimento Econômico; e Ciência e Educação como Estratégia de Justiça Social.

Outras informações podem ser obtidas na página do evento http://www.uece.br/semanauniversitaria.