Brasil conquista medalhas de prata e bronze na 26ª Olimpíada Iberoamericana de Matemática

3 de outubro de 2011 - 18:29

03/10/2011

Da Assessoria de Imprensa da OBM

Competição realizada na Costa Rica reuniu 78 estudantes de 21 países

A equipe brasileira formada por quatro estudantes do Ensino Médio, conquistou três medalhas de prata e uma de bronze na 26ª Olimpíada Iberoamericana de Matemática (OIM) realizada entre os dias 23 e 30 de setembro na cidade de San José, Costa Rica.

Formada pelos estudantes: Maria Clara Mendes Silva de Pirajuba – MG (Prata), Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento de Brasília, DF (Prata), João Lucas Camelo Sá de Fortaleza, CE (Prata) e André Macieira Braga Costa de Belo Horizonte, MG (Bronze) a equipe brasileira disputou as medalhas com estudantes que representaram as delegações de 21 países iberoamericanos. A equipe brasileira foi liderada pelos professores Onofre Campos de Fortaleza, CE e Carlos Moreira do Rio de Janeiro, RJ.

Para obter o bom desempenho alcançado, os brasileiros deveram realizar duas provas, em dois dias consecutivos, contendo problemas que abrangem as disciplinas de Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória. Foram três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova. As questões foram selecionadas por um comitê internacional que teve como base problemas propostos pelos países participantes. A resolução das questões apresentadas exige criatividade, engenho e habilidade em matemática.

Histórico da competição

A Olimpíada Iberoamericana de Matemática hoje na 26ª. Edição é realizada com a colaboração dos Ministérios de Educação e de Sociedades de Matemática junto a um importante grupo de professores e alunos. Os objetivos principais da competição são: fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade iberoamericana, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar uma troca de experiências entre os participantes.

O Brasil participa da competição desde 1985, conquistando desde então um total de 93 medalhas, sendo 48 de ouro, 34 de prata e 11 de bronze. Com estes resultados o Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas no certame até hoje.

O processo de seleção para participar da competição é organizado através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) – iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM e um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).