Ceará é o 1º no Brasil em atividades cadastradas para a Semana Nacional de C&T

26 de setembro de 2011 - 18:20

26/09/2011

Em Fortaleza, Secitece realiza o I Fórum e Exposição “Ceará Faz Ciência”, com tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”

O Ceará está em primeiro lugar no Brasil em atividades cadastradas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011. São 551 ações até o momento, divididas entre 375 instituições espalhadas pela capital e interior.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada em todo Brasil de 17 a 23 de outubro e terá como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT). No Ceará, a Semana é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Fórum e Exposição “Ceará Faz Ciência” aproxima população do tema

Em paralelo às ações que estarão acontecendo no interior do Estado, a Secitece realizará em Fortaleza o I Fórum “Ceará Faz Ciência”, nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório do Planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na programação, que terá como foco “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, especialistas irão tratar das estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas e discutir formas de prevenção dos riscos decorrentes dos desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

O secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, fará a abertura do evento, dia 17, às 17h e contará com a participação de representante do MCT que irá ministrar a palestra magna com tema “Os desafios da Ciência e o papel de cada um frente às transformações do clima”. Na ocasião, será prestada homenagem ao pesquisador cearense Expedito Parente, conhecido como o pai do Biodiesel, que faleceu este mês.

No dia 18, partir das 9h, as atividades serão retomadas com as seguintes palestras: “Onda gigante no litoral brasileiro. É possível?”, com o prof. Francisco Brandão, chefe do Laboratório de Sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e “As quatro estações do ano no Ceará: perceba suas interferências na fisiologia e no meio ambiente”, ministrada por Dermeval Carneiro, prof. de Física e Astronomia, presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia e diretor do Planetário Rubens de Azevedo – Dragão do Mar.

No período da tarde, a partir das 14h30, será a vez da palestra “Desastres Naturais: como prevenir e atuar em situações de risco”, com o Tenente Coronel Leandro Silva Nogueira, secretário Executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Para finalizar o Fórum, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, ministrará palestra sobre “Mudanças Climáticas e Desertificação no Ceará”, às 16h30.

EXPOSIÇÃO – Ainda no Dragão do Mar, a Secitece realizará  a I Exposição “Ceará Faz Ciência”, também com foco no tema da Semana. O evento acontecerá no Espaço Mix, de 17 a 23 de outubro, e é destinado a crianças, jovens e adultos. Os projetos escolhidos para a exposição visam despertar a curiosidade da população, em especial crianças e jovens.

Dentre as atividades presentes estarão as oficinas “Como fazer um pluviômetro caseiro”, realizada pela Defesa Civil do Estado, e “PH do Planeta e experimentos virtuais”, feita pelo Dragão do Mar, que também promoverá observação solar e lançamento de foguete. No Planetário, haverá sessões especiais gratuitas com os  temas “ABC do Sistema Solar” e “Origens da Vida”.

O projeto Ciência Itinerante, parceria entre CNPq e Secitece, convidará os visitantes a fazerem experimentos nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação. A exposição contará ainda com lounges da Funceme e Nutec, onde os visitantes poderão conhecer como funciona uma usina de Biodiesel e uma estação para coleta de dados meteorológicos.

A exposição é gratuita e contará com atividades exclusivas para as crianças, como contação de histórias e pintura, feitas Cagece e pelo projeto Crutsana e os Defensores da Natureza.