Biominas e Sebrae anunciam projetos selecionados no programa Search Sebrae 2011

19 de julho de 2011 - 17:15

A Biominas Brasil e o Sebrae anunciaram na última semana os projetos selecionados na primeira etapa do Programa Search Sebrae 2011. Ao todo foram avaliados 65 propostas, sendo 44,62% provenientes de universidades e centros de pesquisa da região Sudeste do país; 26,15% da região Centro-Oeste; 18,46% do Nordeste e o restante do Sul e Norte.

“Ficamos satisfeitos com a representatividade e a participação de universidades e centros de pesquisa de todo o país, o que reflete o interesse crescente em relação ao tema empreendedorismo e aos processos de transferência de tecnologia, baseados na produção científica e tecnológica das universidades”, destaca Flávia Ladeira, responsável pelo Programa na Biominas Brasil.

Nesta primeira etapa, que contou com uma comissão composta por analistas técnicos da Biominas Brasil e pareceristas externos, foram selecionados 15 projetos inovadores e atrativos comercialmente junto às universidades e centros de pesquisa nacionais. Esses projetos serão agora detalhados através da elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e comercial. Mais de 50% dos projetos aprovados são da área de agronegócios, seguido por saúde humana, que representou 47% destes projetos. “A cultura de nossos pesquisadores tem mudado aos poucos e ficamos felizes com a qualidade científica e o perfil empreendedor dos projetos que recebemos”, acrescenta Flávia.

Os projetos melhores classificados na fase de elaboração do estudo de viabilidade seguirão para uma terceira etapa onde serão assessorados no processo de licenciamento da tecnologia ou criação de uma nova empresa.

O Diretor-Presidente da Biominas Brasil, Eduardo Soares, ressalta que este é o maior atrativo do Programa Search Sebrae: “Muito mais que identificar oportunidades, o objetivo é levar tecnologias de alto nível ao seu destino final que é o mercado”.

A lista de projetos selecionados está disponível no endereço www.biominas.org.br/searchsebrae.