Artigo gerado na UFC é matéria de capa da Physical Review Letters

24 de junho de 2011 - 16:48

Da UFC

O professor visitante Hans Hermann, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, teve artigo publicado na edição nº 106 da revista semanal norte-americana Physical Review Letters, uma dos periódicos de maior renome no cenário internacional.

O trabalho, intitulado “Packing of Elastic Wires in Spherical Cavities” (Empacotamento de fios elásticos em cavidades esféricas), foi capa do número veiculado no dia 27 de maio.

O Prof. Hermann, de ascendência alemã, nasceu em Cuba. É vinculado ao Instituo Federal de Tecnologia da Suíça (ETH – Zurique) e, há seis anos, é professor visitante do Departamento de Física da UFC e de seu programa de pós-graduação. Até dezembro de 2010, Hans Hermann recebia bolsa de pesquisador visitante pela Funcap.

Na publicação, o pesquisador analisa as propriedades físicas do emaranhado de fios formado após o preenchimento de semiesferas metálicas. A experiência realizada é importante, por exemplo, para estudos sobre a inserção de DNA no envoltório de material genético dos vírus, ajudando a limitar sua ação.

Com mais essa contribuição, o programa de pós-graduação em Física da UFC já soma quatro artigos de capa na Physical Review Letters somente nos últimos 24 meses. O programa recebeu conceito 6 na última avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em uma escala onde o conceito máximo é a nota 7.

Tanto o Mestrado quanto o Doutorado possuem inserção internacional e seus pesquisadores têm alcançado alto índice de publicação em veículos estrangeiros de divulgação científica.

O download do artigo na íntegra pode ser feito no site do periódico.