Sistema Secitece apresenta inovações e oportunidades de negócios na PEC Nordeste 2011

13 de junho de 2011 - 19:51

Da Secitece, com informações da Assessoria de Comunicação do Nutec

De 13 a 16 de junho, o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia apresentará, na PEC Nordeste 2011, no Centro de Convenções, as inovações desenvolvidas no Ceará e o apoio dado aos produtores e empresários locais. Paralelo ao evento acontecerá também a XV Feira de Produtos e Serviços Agropecuários.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), irá apresentar o projeto Intercaju, que tem desenvolvido a cajucultura no interior, com a implantação de ferramentas tecnológicas para a produção e comercialização do fruto. A iniciativa tem contribuído para a inclusão social, competitividade econômica em micro e pequenas empresas e a agricultura familiar nos Vales do Curu e Aracatiaçu e Maciço de Baturité, regiões têm a cajucultura como uma das principais atividades econômicas.

Já a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) vai expor uma mini-usina de bancada e fará demonstrações da produção de biodiesel a partir de matérias-primas vegetais e animais. O público também poderá conhecer os benefícios de produtos inovadores no mercado desenvolvidos pelas empresas incubadas no Nutec, como o chá da graviola e a cajuína. Ainda no stand do Nutec, os industriais interessados em melhorar seus produtos se informarão sobre o projeto Sibratec, que visa prestar apoio gratuito aos empresários cearenses nas áreas de gestão e produtos.

Para quem deseja investir em pesquisa e inovação nas empresas, pode buscar informações no stand da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Lá, técnicos informarão sobre iniciativas disponíveis no Estado para este fim, dentre eles o Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) e o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe).

O Instituto Centec mostrará à comunidade visitante várias ações que são desenvolvidas pela instituição através dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), dos Centro Vocacionais Técnicos (CVTECs) e Faculdades Tecnológicas (Fatec). Os interessados na fabricação de mel poderão passar no estande para conhecer o kit apicultura, saber os detalhes sobre a colmeia de observação e as etapas relativas às boas práticas de manejo do mel nos quais o Centec tem experiência em 68 municípios do Ceará.

O CVT da cidade de Beberibe apresentará um projeto que reduz os custos dos medicamentos, dando acesso à população mais pobre aos tratamentos, através de produtos fitoterápicos, como o xarope de hortelã rasteira e a pomada de confrei. Do município de Tauá, os colaboradores apresentarão apoio técnico e logístico que é dado aos produtores de ovinocaprinocultura.

A PEC Nordeste é promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço de Apoio a Micro, Pequenas e Médias Empresas (Sebrae). O público é formado por produtores, empresários, técnicos, estudantes e pesquisadores.