Bolsistas da Funcap aguardam resultados da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Informática

19 de maio de 2011 - 19:18

Da Agência Funcap

A expectativa é que o desempenho acompanhe o nível da etapa anterior, quando dois alunos de escolas públicas do Ceará foram aprovados

Depois de conquistarem ótimos resultados durante a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Moreira, que participaram do projeto de extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece) “Java nas Escolas”, aguardam ansiosos a avaliação da segunda fase, realizada no último dia 14. De acordo com o professor tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) em Computação da Uece, Jerffeson Teixeira de Souza, o desempenho dos alunos nessa etapa pode ser considerado satisfatório. “Eles estão animados, mas teremos que esperar pelo menos três semanas até o resultado, já que se trata de uma competição nacional”, explica.

Para o professor, os resultados positivos, conquistados até agora pelos estudantes, devem ser atribuídos ao auxílio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que concedeu três bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ). “Sem essa bolsa eles não estariam realizando essa atividade. A permanência no projeto se deu por conta do auxílio financeiro. É gente muito carente. São R$100,00 mensais que fazem toda a diferença”, garante. O monitor do PET, Davi Teles, frisa que, independente do resultado, os três bolsistas já garantiram grandes avanços. “Antes do curso eles não tinham nenhum conhecimento em programação. Agora, eles já estão preparados para serem monitores”, ressalta.

Ainda na primeira fase, dentro da categoria Programação, nível I, na qual os bolsistas competiram, 211 participantes foram inscritos no Ceará. Desse total, somente 11 alunos foram aprovados para a segunda etapa da OBI. Dois desses aprovados são alunos de escolas públicas, ambos bolsistas de ICJ da Funcap. Em todas as sub-categorias de Programação (Júnior, I e II), 324 alunos se inscreveram no Estado, mas somente 23 passaram para a segunda fase. Novamente, os únicos alunos oriundos de escolas públicas foram os bolsistas ICJ.

As bolsas vigentes se encerram em agosto. O professor Jerffeson planeja concorrer a novos auxílios, assim que outro edital da Funcap para ICJ for lançado. “A ideia é tentar ampliar o número de bolsas”. No final do mês, uma nova turma do “Java nas Escolas” será iniciada, dessa vez na Escola Estadual de Ensino Profissional Júlia Giffoni.