UFPE sedia III Encontro Nacional de Rádio Ciência

17 de setembro de 2010 - 17:26

Da Agência Funcap, com informações da Agência Fapeam

A Universidade Federal de Pernambuco sediou, entre os dias 14 e 16 de setembro, o III Encontro Nacional de Rádio Ciência, evento que teve como objetivo explorar variadas formas de divulgação de C&T pelos meios de comunicação. A programação incluiu temas como meio ambiente, C&T no Nordeste e uso do rádio como meio de educação científica.

Entre os palestrantes, estiveram nomes de destaque na divulgação científica nacional, como o Diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu de Castro Moreira, e a chefe de departamento do Museu da Vida/Fiocruz, Luiza Massarani. Além de palestras, foram realizadas mesas redondas, painéis e minicursos.

Segundo Ildeu de Castro, a troca de experiências entre os profissionais que trabalham com divulgação científica no país é fundamental, assim como a valorização do papel do rádio para a popularização da ciência. “É importante as pessoas saberem o que se faz em todos os estados do Brasil nessa área de rádio. Por isso, contamos com a presença de profissionais de responsabilidade pública e de representação da área para que eles percebam a necessidade de aumentar os incentivos para os profissionais conseguirem desenvolver seus projetos”, ressaltou.

Uma das instituições convidadas a participar do seminário foi a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que produz o “Rádio com Ciência”, projeto que integra o Programa de divulgação científica da instituição e tem por objetivo divulgar a ciência, através do rádio, para o estado do Amazonas.

De acordo com a radialista do programa e autora do projeto, Edilene Mafra, oportunidades como o encontro são fundamentais para mostrar o potencial da região Norte. “Um dos nossos maiores problemas é a falta de divulgação do que realizamos no Norte do país, o que acaba gerando um certo isolamento, a falta da produção científica em rádio faz parecer que não existimos. Trazer um projeto consolidado como o “Rádio com Ciência” faz com que as pessoas compreendam a importância do rádio na Amazônia e que o Amazonas faz ciência sim, e com muita qualidade, além de saber divulgar de forma qualificada nos mais variados meios de comunicação”, disse. Outra entidade convidada a mostrar seus projetos radiofônicos foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresentou os programas “Na onda da vida”, “Ritmos da Ciência”, “Canta Cantos” e “Universidade das crianças”.

O Encontro Nacional de Rádio e Ciência é realizado por iniciativa do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCT a cada dois anos. A primeira edição ocorreu em 2006, em Brasília, e a segunda em 2008, em Belo Horizonte. Esse ano, a coordenação do evento coube à Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFPE.

Outras informações sobre o encontro podem ser obtidas no site http://radiociencia3.com.br/