Diretor da Fundação Alemã de Pesquisa Científica visita a Funcap

9 de novembro de 2009 - 16:51

O Presidente da Funcap, Prof. Tarcísio Pequeno, recebeu na última terça-feira, 25.11, o Diretor para a América Latina e Caribe da Deutsche Forschungsgemeinschaft – DFG (Fundação Alemã de Pesquisa Científica), Dr. Dietrich Halm.

Da Agência Funcap
Por Francisco Pelúcio
Com informações de André Herzog

O Presidente da Funcap, Prof. Tarcísio Pequeno, recebeu na última terça-feira, 25.11, o Diretor para a América Latina e Caribe da Deutsche Forschungsgemeinschaft – DFG (Fundação Alemã de Pesquisa Científica), Dr. Dietrich Halm. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de estabelecimento de uma cooperação técnico-científica entre as duas fundações, nos moldes em que a fundação alemã já estabeleceu com as agências nacionais CNPq e CAPES, e com a FAPESP e FAPEMIG.

Convênio Funcap-DFG

Em decorrência desse contato e da identificação de missões e interesses comuns, a Funcap e a DFG deverão aprofundar as discussões para o estabelecimento de um acordo de cooperação formal para a realização de projetos conjuntos de alto nível científico, a serem submetidos no Ceará e na Alemanha, para o fomento da cooperação no domínio da ciência.

A cooperação apóia a realização de atividades como projetos conjuntos de pesquisa conduzidos por cientistas, estudantes ou grupos de pesquisa em ambos os países, atividades de intercâmbio que ajudem a preparar a base para a elaboração de projetos de pesquisa cooperativos e a mobilidade de jovens cientistas.

O Prof. Tarcísio Pequeno avaliou como bastante prospectiva a iniciativa e se comprometeu a apoiar a cooperação com a DFG, ainda antes de um provável acordo formal, desde que a iniciativa esteja de acordo com a política científica e tecnológica adotada pela Funcap e seja de interesse do Estado do Ceará.

Fomento à pesquisa

A DFG é a principal organização de fomento à pesquisa da Alemanha a funcionar em regime de autonomia administrativa. Essa organização dedica-se a todos os ramos das ciências exatas e humanas, custeando projetos de pesquisa em universidades e em outras instituições relacionadas à pesquisa.

A DFG, uma associação de direito privado, fomenta a excelência científica e incentiva ativamente a cooperação internacional na área de pesquisa. Do seu quadro de membros fazem parte universidades alemãs, instituições de pesquisa extra-universitárias, associações científicas e academias de ciências. A fim de cumprir sua missão, a DFG recebe anualmente cerca de 1,3 bilhão de euros do Governo Federal da Alemanha e dos Estados (Länder) alemães.

Com a abertura de escritórios em Washington, Moscou e Nova Déli, bem como do Centro China-Alemanha para o Incentivo à Ciência em Pequim, a DFG, nos últimos anos, ampliou sua presença no cenário internacional de pesquisas. A entidade conta ainda com uma rede de Representantes Acadêmicos, por meio da qual se faz representar em vários locais, incluindo a América Latina.