Cearenses ficam com três medalhas em competição internacional de matemática

7 de agosto de 2009 - 18:24

Os estudantes Edson Bezerra Lopes, Ramon Moreira Nunes e Rafael Rezende, todos da Universidade Federal do Ceará (UFC), obtiveram classificações de destaque na 16ª International Mathematical Competition for University Students (IMC), que aconteceu entre os dias 25 e 30 de julho em Budapeste, na Hungria.

A competição, que é anual, conta com a participação de mais de 80 instituições de ensino superior, entre elas algumas da mais prestigiadas do mundo como Princeton, Cambridge, École Polytechnique, Instituto Max Planck, Instituto Technion, Oxford University, Universidade Complutense de Madri e Universidade de Moscou. Os estudantes da UFC viajaram com auxílio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que financiou as passagens de avião.

Edson e Ramon ficaram com medalhas de prata e Rafael com uma de bronze. Ao lado de Felipe Gonçalves Assis, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), eles foram os únicos nordestinos premiados. Todos os demais foram de instituições das regiões das regiões Sul e Sudeste. Ao todo, o Brasil conquistou uma medalha de ouro, sete de prata, sete de bronze e quatro menções honrosas.

A IMC se destina a estudantes que cursam do primeiro ao quarto ano de faculdade e que não possuem título universitário anterior. A prova é aplicada em dois dias consecutivos com um tempo de cinco horas para cada um. Os problemas incluem os campos da Álgebra, Analise Real e Complexo e Combinatória.

O Brasil participa da olimpíada desde 2003. Desde então conquistou um total de 54 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize, um prêmio concedido aos melhores colocados entre os ganhadores de medalhas de ouro), oito de ouro, 18 de prata e 23 de bronze. A participação do país é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Academia Brasileira de Ciências.

Veja a classificação dos brasileiros

Ouro
Rafael Daigo Hirama – ITA

Prata
Edson Bezerra Lopes – UFC
Felipe Gonçalves Assis – UFCG
Jordan Freitas Piva – IME
Ramon Moreira Nunes – UFC
Thomas Yoiti Sasaki Hoshina – IME
Leandro Lichtenfelz – UFSC
Gabriel Ponce – USP/São Carlos

Bronze
Marcelo Araujo – ITA
Andre Linhares Rodrigues – UNICAMP
Rafael Rezende – UFC
Leandro Farias Maia – IME
Guilherme Rodrigues Nogueira de Souza – ITA
Marcos Vieira – ITA
Guilherme da Silva – UNESP

Menção honrosa
Vitor Fontoura – IME
Antonia Taline de Souza Mendonça – IME
Renato Medeiros – ITA
Rodolfo Collegari – USP/São Carlos