2009: Ano Internacional da Astronomia

5 de fevereiro de 2009 - 19:03

Qui, 05 de Fevereiro de 2009 09:40

Por Giselle Soares
Da Agência Funcap

Em 2009, é celebrado o Ano Internacional da Astronomia. A comemoração, que acontece no mundo todo, marca os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei e tem como objetivos, de acordo com os organizadores, enfatizar a educação, o envolvimento do público e o engajamento dos jovens na ciência. Durante essa semana, vários eventos acontecem de forma local, nacional e global.

No Brasil, a abertura oficial aconteceu na terça, 20, no anfiteatro do Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro e contou com a presença de astrônomos e autoridades. O diretor do Departamento de Popularização e Difusão da C&T do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro, representou o ministro Sérgio Rezende. Após a cerimônia, houve um recital de música renascentista e um coquetel, animado pela bateria da escola de samba Unidos da Tijuca, que esse ano tem como enredo “Uma odisséia sobre o espaço”.

No Ceará, várias atividades estão acontecendo em Fortaleza, em Baturité e em Juazeiro do Norte. No Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, uma exposição fixa irá até o próximo dia 26 com mostras de painéis, apresentação de vídeos astronômicos, distribuição de material impresso e exposição de telescópios refletores e refratores.

Em Baturité, o Clube de Astronomia da cidade fez uma observação pública do planeta Vênus e outros astros, na quinta, na praça central. Já em Fortaleza, o Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, programou várias atividades para a semana. No dia 22, o filme “Eyes on the Skies”, que conta a história do telescópio e mostra a utilidade do equipamento para a Astronomia, foi apresentado seguido da palestra “Da Luneta Galileana ao HST”. O Observatório do Colégio Christus também fez exibições do filme, seguidas de palestras sobre a importância da Astronomia.

No Museu do Eclipse, em Sobral, a programação também inclui a exibição do filme filme “Eyes on the Skies”, seguida da palestra “Da Luneta Galileana ao HST”. O evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), e pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC).

O professor Amaral Vieira, representante da Funcap na abertura oficial, no Rio, lembrou que, em maio, acontece, em Fortaleza, o evento “The sun, the stars, the universe and general relativity”, promovido pela Rede Internacional de Centros para Astrofísica Relativística (Icranet), com sede em Pescara, na Itália, e pelo Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRABrasil). O encontro será apoiado pelo MCT e pela Funcap. Físicos, astrofísicos, cosmólogos e astrônomos de vários países estarão presentes. Também serão realizados colóquios destinados ao público jovem.

O Ano Internacional da Astronomia foi proclamado pela ONU para celebrar todo o conhecimento da humanidade obtido pela observação do céu. Em particular, estão sendo comemorados os 400 anos do primeiro uso do telescópio por Galileu Galilei. Atualmente, 135 países comemoram a data. No Brasil, mais de dois mil cientistas, astrônomos amadores e educadores oferecem programas gratuitos para o público em todos os estados.