Células-tronco podem ser usadas para curar surdez, diz estudo

9 de abril de 2002 - 16:57

Ter, 09 de Abril de 2002 09:49

Da Agência Funcap
Com informações do The Guardian



Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, deram o primeiro passo na cura da surdez com células-tronco desenvolvidas em laboratório. Versões primitivas de células sensoriais ciliadas e neurônios auditivos foram criadas a partir de células-tronco extraídas do ouvido interno. A partir disso, futuros trabalhos podem levar à criação de células completamente funcionais que podem ser usadas no tratamento da perda total da audição.

A equipe começou a fase seguinte do trabalho, envolvendo a pesquisa em animais. Acredita-se que, na prática, o tratamento possa ser utilizado em, no mínimo dez anos, mas as células podem ser ferramentas fundamentais no estudo das causas da surdez e no teste de novos medicamentos.

Segundo Marcelo Rivolta, chefe da equipe que desenvolveu o trabalho, essas células podem ajudar a desenvolver tecnologias necessárias para serem inseridas em tecidos danificados, como a cóclea, para restaurar diferentes tipos de células. Isso pode facilitar o desenvolvimento de um tratamento para surdez com células-tronco.

As células-tronco são células imaturas, facilmente encontradas em embriões e fetos, que podem desenvolver-se em diferentes tecidos. As células utilizadas nas pesquisas foram isoladas da cóclea em formação de fetos humanos descartados que tinham entre nove e onze semanas de idade.

A equipe do Dr. Rivolta desenvolveu as células em laboratório e as expôs a um coquetel de produtos químicos. Cerca de 56% delas mostraram características elétricas e físicas de células sensoriais ciliadas – as células do ouvido interno que usam os cílios para transformar as ondas sonoras em impulsos nervosos. Outras células apresentaram propriedades biológicas de neurônios auditivos, que transmitem as mensagens ouvidas para o cérebro.

O trabalho, segundo informa o jornal Stem Cells, foi financiado pelo Royal National Institute forDeaf People and the charity Deafness Research (RNID), do Reino Unido. Segundo o Dr. Ralph Holme, diretor de pesquisas biomédicas da instituição, “o tratamento de perda da audição através de células-tronco ainda levará alguns anos, mas essa pesquisa é promissora e abre possibilidades para nos fazer chegar mais perto da recuperação da audição no futuro”.