Quem é quem

Crédito: Ares Soares

Presidente

Tarcisio Pequeno

Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sandwich na Universidade de Waterloo, no Canadá(1979). Foi professor na PUC do Rio e Universidade Federal do Ceará. Foi Visiting Faculty no Imperial College, Londres(1989), e na University of New Hampshire (1985). Foi membro da diretoria da SBPC, membro do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq e representante da área de Ciência da Computação na CAPES. Criou e foi o 1º. Diretor do Núcleo de Processamento de dados da UFC em 1970. Criou o Curso de Tecnólogo em processamento de dados da UFC em 1975. Criou o Curso de Graduação em Ciências da Computação na UFC em 1985. Criou o Curso de Mestrado em Ciências da Computação na UFC em 1995. Criou o Curso de Doutorado em Ciências da Computação na UFC em 2005. Criou o Laboratório de Inteligência Artificial em 1991. Foi Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) – 2007 a 2011. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza- CITINOVA (2014 a 2016). É professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor). É professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Presidente da Funcap. Atua nas áreas de Inteligência Artificial, Lógica e Filosofia.

Diretor de inovação

Jorge Soares

Engenheiro Civil pela UFC (1991). MSc. (1994) e Ph.D. (1997) em Engenharia Civil pela Texas A&M University. É Professor Titular da UFC, Diretor de Inovação da FUNCAP desde 2015, já foi Coordenador de Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, e também Diretor de Pesquisa do Centro de Tecnologia da UFC. Coordena o Laboratório de Mecânica dos Pavimentos e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Caracterização de Materiais para Infraestrutura (INCT-Infra). É Diretor da International Society for Asphalt Pavements, integra a Comissão de Asfalto do IBP/ABNT desde 2003, é Editor Associado da Revista Transportes da ANPET, membro do Corpo Editorial do International Journal of Road Materials and Pavement Design, e revisor das principais revistas internacionais da área de pavimentação. Recebeu diversos prêmios, entre eles, 4 vezes o Prêmio Petrobras de Tecnologia, 3 vezes o CNT, ABPv, IBP, Mário Kabalen Reston. Já formou mais de 40 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), orientou 8 pós-doutorandos, e possui mais de 300 publicações nos principais periódicos e congressos técnico/científicos nacionais e internacionais na área de pavimentação.

Diretora administrativo-financeira

Paula Lenz

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1979), mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com sanduíche na University of California, Santa Cruz-UCSC. Professora Adjunta da Uece, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos temas metáfora conceitual, linguística cognitiva, linguística de corpus e psicolinguística experimental; e na área de Biotecnologia, atuando principalmente nos temas propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Foi subcoordenadora e coordenadora do Curso de Mestrado em Linguística Aplicada de 2000 a 2004; Secretária Executiva do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB-RENORBIO), de 2006 a 2012; Secretária Executiva do PPGB-RENORBIO Ponto Focal Ceará até agosto de 2014; Gestora Administrativo da RENORBIO até agosto de 2014; Diretora Tesoureira da Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBiotec) de 2009 a 2012; Coordenadora do NIT-UECE de 2012 a 2014; Diretora de Inovação da FUNCAP de agosto a dezembro de 2014. Atualmente, é professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.

Diretor científico

Luiz Drude

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Em 2013 tornou-se Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Foi membro em quatro (04) mandatos do Comitê Assessor CA-EL do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Foi membro do Comitês de Assessoramento da Área de Geociências e da Área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi eleito, em 2009, membro da Academia Brasileira de Ciências e desde 2016 faz parte de seu Conselho Consultivo. Em 2011 recebeu o Prêmio Bunge, na categoria Vida e Obra na área de Oceanografia. Em 2013 foi eleito Fellow of The World Academy of Sciences. Em 2018, recebeu o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. É Membro do Conselho Científico da International Society for Mangrove Ecosystems. Foi Membro do Scientific Steering Committee do Land-Ocean Interaction in the Coastal Zone-International Geosphere Biosphere Program (LOICZ-IGBP: 2002-2015), Foi Professor Visitante da Université de Toulon et du Var, França, entre 1998 e 2006. Coordenou o Instituto do Milênio Transferência de Materiais na Interface Continente-Oceano (2005-2008), e coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano (2008-2016). Foi membro do Comitê Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e foi Coordenador da Sub-rede de Mudanças Climáticas e Oceanos da Rede Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 2012 e 2015. Foi membro do Comitê Científico do Programa IODP-CAPES e do Science Evaluation Pannel of the International Ocean Discovery Pannel (NSF) (2011-2016). Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminação ambiental, metais pesados, biogeoquímica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental e capacidade suporte de ecossistemas, impacto da mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistema.

Servidores

Nelson Costa

Gerência de Tecn. da Informação

Silvio Mauro

Assessoria de Comunicação

Liliane Prado

Gerência de Prestação de Contas

José Delcio

Gerência Administrativa

Ana Carolina Rocha

Assessoria de Desenv. Institucional

Marília Matos

Procuradoria Jurídica

Denise Casselli

Assessoria da Presidência