Programa de Cooperação Internacional

Resumo

O Programa objetiva apoiar, de forma complementar, o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, por meio do financiamento a atividades de cooperação entre pesquisadores vinculados a instituições sediadas no Ceará e pesquisadores vinculados a instituições sediadas no exterior.

O apoio destina-se ao financiamento da mobilidade de cientistas e pesquisadores com atuação em projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, no âmbito de acordos bilaterais de cooperação científica e tecnológica.

 

A quem se destina

Poderão apresentar propostas pesquisadores e especialistas que tenham vínculo empregatício/funcional com instituições de ensino superior (IES), centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados. O proponente será, necessariamente, o pesquisador coordenador do projeto e deverá ser docente permanente de programa de pós-graduação sediado no Ceará.

 

Requisitos para o pesquisador 

a) ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil;

b) possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional e/ou alta qualificação atestada pela sua produção científica, bem como experiência de formação de recursos humanos no tema do projeto;

c) ter vínculo empregatício/funcional com a instituição de execução do projeto, constituída sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administração no País, e seja sem fins lucrativos;

d) ter produção científica e tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa;

e) ser, obrigatoriamente, o coordenador do projeto;

f) ser, obrigatoriamente, docente permanente de Programa de Pós-Graduação sediado no Ceará;

Todos os requisitos devem ser observados em cada edital vigente.

 

Como se candidatar

A submissão de propostas obedece ao lançamento e cronograma de editais. Por isso, é preciso observar o lançamento de editais na página da funcap: (https://www.funcap.ce.gov.br/editais/).