Painel irá promover amanhã debate sobre relevância da ciência para o desenvolvimento da cidadania PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Maio de 2018 15:35

Amanhã, dia 16, será realizado o primeiro Painel Interdisciplinar de 2018 promovido pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para debater o tema "Ciência e Cidadania", os conferencistas convidados são o professor Luiz Drude de Lacerda, docente do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e diretor científico da Funcap, e o professor João Lucas Marques Barbosa, do Curso de Matemática da UFC. Ambos são membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O painel abordará as expertises científicas das áreas de Matemática e Ciências Biológicas (Ecologia), aprofundando suas relevâncias  para o desenvolvimento e expansão da cidadania. Serão ressaltadas as relações não só entre saberes acadêmicos, mas também as diversas comunicações que existem entre a UFC e outras instituições sociais.

O professor Luiz Drude possui graduação (1977) em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado (1980) e doutorado (1983) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ. Em 2013 tornou-se professor titular da UFC, realizando suas atividades docentes no Labomar. Foi professor visitante da Université de Toulon et du Var (França), entre 1998 e 2006.

Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminação ambiental, metais pesados, biogeoquímica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental, impacto das mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistema. Atualmente é diretor científico da Funcap.

O professor João Lucas possui graduação (1965) e mestrado (1967) em Matemática pela UFC e doutorado pela Universidade da Califórnia (1972). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial. Foi presidente da Funcap por dois mandatos. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do CEA.

Mais informações podem ser obtidas no site do CEA

Painel Interdisciplinar de 2018

Local: auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica)

Interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário on-line

Com informações do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC

Amanhã, dia 16, será realizado o primeiro Painel Interdisciplinar de 2018 promovido pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para debater o tema "Ciência e Cidadania", os conferencistas convidados são o professor Luiz Drude de Lacerda, docente do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e diretor científico da Funcap, e o professor João Lucas Marques Barbosa, do Curso de Matemática da UFC. Ambos são membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Painel Interdisciplinar de 2018

Local: auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica)

Interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário on-line

Mais informações podem ser acessadas no site do CEA e na página do Colégio no Facebook.

Com informações do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC

Última atualização em Ter, 15 de Maio de 2018 18:46