Secretarias e Órgãos

Acesso Rápido

Do que você precisa?
Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial
Seminário sobre projetos de melhorias para o SUS acontece até amanhã PDF Imprimir E-mail
Qui, 22 de Março de 2018 15:05

 

cp 

Começou hoje, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde - PPSUS. A programação prevê, até amanhã, a apresentação dos resultados finais de 43 projetos aprovados nas Chamadas 07/2013 e 11/2013 - PPSUS- FUNCAP/SESA/MS/CNPq. As exposições serão feitas dentro de nove áreas temáticas, referentes às linhas de pesquisa dos estudos (veja lista abaixo). 

Os projetos aprovados nas chamadas 07/2013 e 11/2013-PPSUS representam um investimento de R$ 4.387.559,78 para apoiar a execução de iniciativas que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Ceará, no contexto dos atendimentos vinculados ao SUS.

Na abertura do seminário, que foi conduzida pelo diretor científico da Funcap, Luiz Drude, a secretária executiva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Nágila Drumont, destacou a importância do PPSUS como um instrumento de promoção do diálogo permanente entre o ensino, a pesquisa e gestão na área da saúde. Na sua avaliação, o programa também é um exemplo de investimento eficiente dos recursos públicos, pelos benefícios que traz para a população. “Os impactos e resultados das pesquisas é infinitamente maior, proporcionalmente, do que a quantidade de recursos aplicados”, afirmou.
Sobre os investimentos em pesquisa, a secretária executiva lembrou que a área é prioritária para o titular da Secitece, Inácio Arruda, e para o governador do Estado, Camilo Santana, aproveitando para anunciar que, no próximo dia 28, serão concedidas 1.500 bolsas de iniciação de científica até 2019, sendo 755 já este ano, e 5 mil bolsas do programa de permanência universitária para alunos das três universidades estaduais (Uece, Urca e UVA). 

Além disso, serão concedidas 2 mil bolsas de iniciação científica júnior para estudantes que estejam no último ano do ensino médio e 2 duas mil bolsas do programa AvanCE, que atenderá estudantes de escola pública do Ceará que estão ingressando no ensino superior dentro ou fora do Estado “A Funcap será essencial para implantar essa e outras ações do Governo do Estado na área”, concluiu a secretária.
Silvia Bomfim, coordenadora de Gestão da Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), ressaltou que um dos benefícios do PPSUS é fazer a aproximação entre as demandas da população e as pesquisas. Segundo ela, “a pesquisa específica para a saúde ajuda a criar e manter uma cultura de busca por melhorias entre os usuários e os profissionais”. 

A assessora técnica da Coordenação Geral de Fomento a Pesquisa em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Giliana Betini, destacou que o PPSUS, iniciado em 2002 ainda como um projeto piloto, se consolidou e tem se mantido ao longo dos anos, em diferentes governos, porque há uma consciência de que ele nasceu de uma demanda da sociedade por editais menores e mais descentralizados. 

O Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde - PPSUS é uma realização da Funcap, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Áreas temáticas do seminário
- Complexo industrial e produção de fármacos;
- Saúde mental;
- Epidemiologia e controle de meningites e pneumonias bacterianas imunopreveníveis, infecção por helycobacterpylori e melioidose em áreas prioritárias no estado do Ceará;
- Gestão, formação dos trabalhadores do SUS e participação social;
- Reemergência e persistência de doenças imunopreveníveis no estado do Ceará;
- Infecção por HIV/AIDS, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis em áreas prioritárias no estado do Ceará;
- Hanseníase e tuberculose em áreas prioritárias no estado do Ceará;
- Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT);- Avaliação qualitativa e quantitativa em saúde.

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5