Secretarias e Órgãos

Acesso Rápido

Do que você precisa?
Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial
Pesquisa apoiada pela Funcap é usada como exemplo de desenvolvimento local PDF Imprimir E-mail
Qua, 29 de Novembro de 2017 11:15

A pesquisa “Interiorização do ensino acadêmico superior no Ceará: memórias institucionais e não-oficiais: O caso da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece-Quixadá)”, do professor Altemar da Costa Muniz, foi apresentada durante a 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no dia 22 de novembro último.

O trabalho, que tem o apoio da Funcap através do programa BPI (Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica), foi usada para ilustrar a experiência da Feclesc como impulsionadora do desenvolvimento social e econômica do Sertão Central cearense. A apresentação contou com a presença do reitor da UFPEL, Pedro Curi Hallal, da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas e do assessor da reitoria do IFSul, Antônio Carlos Brod, que já foi reitor da instituição.

No evento, o pesquisador discorreu sobre a formação de sua instituição, construída com o envolvimento direto da comunidade, e sobre a criação da identidade institucional, que incluiu projetos pedagógicos ligados a ações educacionais da localidade e o trabalho com populações marginalizadas. Ele falou, ainda, sobre as conquistas aliadas ao movimento estudantil e sindical, as parcerias com a prefeitura de Quixadá, onde está sediada a Faculdade, e a sua existência como catalisadora de outras instituições de ensino da região. 

Por fim, o professor ressaltou a importância de fazer a diferença no lugar onde se encontra. “Quando se gosta do lugar de onde vem e de si mesmo, qualquer conhecimento é mola propulsora do desenvolvimento – desenvolvimento este que não é responsabilidade exclusiva das autoridades. Para que esse conhecimento socialmente construído possa mudar nossa comunidade, não devemos esperar um ‘salvador’. Qualquer projeto de mudança maior começa no nosso cotidiano”.

 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6