Secretarias e Órgãos

Acesso Rápido

Do que você precisa?
Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial
Workshop define parceria internacional para pesquisa em água PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Setembro de 2017 11:51

Aconteceu nesta quarta-feira, 30, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o encontro do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) com instituições européias para tratar de cooperações na pesquisa sobre água. O evento foi realizado em parceria com o JPI (Joint Programming Initiative, uma rede de agências de fomento europeias e Internacionais, em torno da temática Água) e foi coordenado pela presidente do Confap, Maria Zaira Turchi.

O workshop buscou aproximar instituições brasileiras e europeias com vistas ao edital que será lançado para cooperação na temática Água. O presidente do CNPq lembrou que ele iniciou as articulações para essa parceria, há dois anos, quando atuou na cooperação internacional do Confap. "É uma honra estar aqui hoje vendo que a proposta progrediu", apontou Mario Neto. Para ele, o momento é bastante oportuno não só pela importância da questão da água para o país, como pelo fato do Brasil sediar, em 2018, o Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março do ano que vem, em Brasília. "Apoiar a pesquisa nesse tema mostra como é importante a ciência para solucionar os problemas do país", reforçou. Mario Neto defendeu, ainda, que a promoção de projetos colaborativos, com parcerias nacionais e internacionais, são uma alternativa fundamental para momentos de crise econômica como a que o Brasil está enfrentando.

Reuniao

Maria Zaira também enfatizou a necessidade do investimento na pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento do país e a solução de problemas nacionais. "Sem pesquisa não vamos resolver questões como o grande desafio da gestão dos recursos hídricos", disse. Segundo Zaira, é imprescindível que o país aproveite a realização do Fórum Mundial da Água para organizar, durante o evento, uma agenda científica de alto nível. "Ainda temos tempo para enfrentar esse desafio, mas não temos muito tempo, tem que começar agora", finalizou.

O workshop contou, ainda, com a presença de representantes da Presidência da República, das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e da Agência Nacional de Águas (ANA), a coordenadora do Water JPI, Dominique Darmendrail, e o chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Alejandro Zurita, além de pesquisadores das universidades federais de Goiás, Brasília, Amazonas, Minas Gerais e Paraná.

Com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq

 

 

Calendário

Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30