Secretarias e Órgãos

Acesso Rápido

Do que você precisa?
Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial
Funcap irá implantar sistema de avaliação de resultados para projetos PDF Imprimir E-mail
Qui, 31 de Agosto de 2017 15:10

Com o objetivo de criar uma sistemática de avaliação e acompanhamento institucional dos resultados alcançados pelas pesquisas e projetos de empresas e ICTs que apoia, a Funcap iniciou em junho de 2017 o projeto “Avaliação do Fomento Científico e à Inovação”. A iniciativa tem duração prevista de três anos e será executada em quatro fases, com o trabalho realizado por uma equipe especialmente criada para fazer o levantamento e a análise das informações.

De 2008 a 2016, a Diretoria Científica da Funcap lançou 69 editais, apoiando 9.469 pesquisas por meio de 23 programas de bolsas e auxílios. As concessões beneficiam uma ampla gama de instituições e totalizam um expressivo investimento de R$ 338,24 milhões. Quanto à Diretoria de Inovação, nos últimos 8 anos, ocorreu um importante incremento do orçamento, com execução financeira de cerca de R$ 45,9 milhões em resposta a 11 editais, apoiando 200 projetos apresentados por empreendedores do Ceará em 11 setores distintos da economia.

“A Funcap exerce papel estratégico como agente de fomento à CT&I no Ceará e percebeu a necessidade de estabelecer indicadores que ofereçam instrumentos apropriados de análise”, afirma Robertta Mota, responsável pela equipe técnica do projeto. Ela destaca que a iniciativa foi baseada em métodos usados nos principais órgãos de fomento no Brasil e no mundo.

Para a área científica, a meta do projeto é criar uma base de dados dos pesquisadores e dos projetos apoiados e, por meio de métricas estabelecidas com base na literatura e na experiência nacional e internacional, acompanhar o desenvolvimento da produtividade e da qualidade. Os dados devem auxiliar gestores em decisões de investimento e, ao mesmo tempo, divulgar o potencial de fomento à ciência do Estado, atraindo mais pesquisadores para temas relevantes à sociedade.
No caso da área de inovação, pretende-se propor uma sistemática de análise das empresas apoiadas pelos editais de subvenção lançados. Para isso, serão avaliados dados já coletados de 2015 e 2016 e definidos indicadores específicos de acompanhamento que permitam à Funcap tornar a sua gestão, na área, mais eficiente e alinhada com os principais órgãos de fomento nacionais e internacionais.

Segundo o diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares, estimular a ciência e a inovação requer eficiência operacional e instrumentos que ajudem em múltiplos aspectos o desenvolvimento do Ceará. “Este projeto é uma autoavaliação e, como em qualquer projeto científico ou de inovação, cobraremos resultados e esperamos que eles possam melhorar o nosso modelo de fomento”, afirma ele.

Entre os resultados esperados com o projeto estão a definição de indicadores qualitativos e quantitativos de desempenho, a obtenção de uma base atualizada de pesquisadores e empresas, a avaliação dos investimentos em projetos de pesquisa e em empresas, o desenvolvimento de uma metodologia de coleta de dados e de avaliação.

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2