Secretarias e Órgãos

Acesso Rápido

Do que você precisa?
Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial
Professora da Uece, ex-bolsista da Funcap, é a primeira pesquisadora do Ceará eleita membro do comitê científico da Rede Nacional de Combustão (RNC) PDF Imprimir E-mail
Qua, 23 de Agosto de 2017 11:23

A professora Mona Lisa Oliveira foi eleita para compor o Comitê Científico da Rede Nacional de Combustão. A escolha foi feita durante a VI Escola de Combustão, realizada entre os dias 7 e 11 de agosto no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado nas dependências da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).Os integrantes da equipe coordenada pela pesquisadora também foram os únicos representantes do Ceará a participarem. No evento, eles apresentaram um trabalho inovador em combustão catalítica em meios porosos. 

O mandato como membro do comitê científico da Rede Nacional de Combustão (RNC) tem duração de quatro anos. Atualmente, Mona Lisa Oliveira é professora do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e vem colaborando nas áreas de Engenharia Térmica e controle de emissões com diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

Em sua trajetória, Mona Lisa Oliveira contou com o apoio da Funcap. Em 2003, a RNC promoveu uma Ação Induzida para Formação de Doutores no Exterior em Combustão, iniciativa realizada em parceria com o CNPq. Na ocasião, ela foi contemplada com o programa, concluindo seu doutoramento no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal. Em seguida, ingressou como pesquisadora (bolsista DCR-CNPq/Funcap) no Núcleo de Tecnologia da Combustão (NTC) da Universidade de Fortaleza, com trabalhos na área de gaseificação de biomassa. 

A RNC, que realiza bienalmente a Escola de Combustão, é um agente integrador entre as instituições de pesquisa e desenvolvimento e os usuários dos processos de combustão. Fundada em 2002, a instituição é apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e integra o Combustion Institute (www.combustioninstitute.org). As temáticas prioritárias da Rede são propulsão aeroespacial, motores, geração e aproveitamento de energia e calor, gás natural, combustíveis renováveis e diminuição do impacto ambiental.

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2