Secretarias e Órgãos

Acesso Rápido

Do que você precisa?
Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial
Aberta chamada Confap-Newton Fund-MRC Health Systems para pesquisas de inovação em saúde PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Agosto de 2017 08:28

Com o objetivo de promover melhorias no sistema de saúde e nos cuidados com a saúde de populações vulneráveis no Brasil, por meio da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) – no conjunto de suas Fundações, incluindo a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) – e o Medical Research Council (MRC), no contexto do Fundo Newton, lançaram a Chamada Pública MRC-Confap Call for Health Systems Research Networks.

A Chamada busca fomentar parcerias entre pesquisadores de instituições do Reino Unido e do Brasil. Participam, do lado brasileiro, especificamente, os Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal – cujas FAPs aderiram ao edital.

São esperadas propostas que gerem impactos positivos na melhoria do sistema de saúde, sobretudo nas evidências que influenciem tomadores de decisão nas políticas públicas e práticas ligadas à saúde pública. Os projetos também devem sugerir intervenções baseadas nas evidências de pesquisa tanto em nível local, quanto nacional, de modo a orientar o caminho para a adoção de novas rotinas nos cuidados com as populações carentes. São reconhecidas, ainda, as necessidades de colaborações interdisciplinares, com contribuições das ciências sociais, da biomedicina e outras disciplinas para os desafios complexos relacionados ao crescimento do sistema de saúde.

Elegibilidade

A Chamada será fomentada por meio da parceria entre pesquisadores do Reino Unido e do Brasil. Cada projeto deve ser estruturado em uma rede que envolva áreas interdisciplinares e pesquisadores de, no mínimo, duas FAPs que aderiram ao edital (máximo quatro FAPs) e de um parceiro no Reino Unido. Os proponentes deverão elaborar uma única proposta na qual estarão definidos os Investigadores Principais (Principal Investigator – PI) de cada parte envolvida. O apoio será concedido por até três anos, a partir de abril de 2018.

Para os proponentes do Reino Unido, os critérios de elegibilidade, bem como os da política de recursos do RCUK/MRC estão descritos no MRC Guidance for Applicants. Os MRC Units and Institutes também são elegíveis para se candidatar à Chamada.

Para os proponentes de instituições brasileiras, os critérios de elegibilidade estarão disponíveis no site do Confap. As propostas devem identificar o PI e o Co-PI de cada FAP, sua instituição de origem e o seu papel nas atividades propostas.

Recursos

Para esta Chamada serão disponibilizados recursos de até dois milhões de libras esterlinas por parte do Reino Unido e até dois milhões de libras esterlinas como fomento equivalente das Fundações brasileiras. São esperados os fomentos de 8 a 12 projetos no total, sendo o valor de fomento para cada projeto variável, de acordo com as propostas apresentadas.

Os proponentes não precisam necessariamente pedir valores iguais para os dois lados financiadores. A diferença deverá levar em consideração questões locais de custos e coberturas. O MRC financiará as equipes do Reino Unido e as respectivas FAPs financiarão as equipes do Brasil, de acordo com as regras estipuladas por cada fundação estadual.

Cada proposta também precisa informar o montante solicitado ao MRC, à FAP do PI e a cada uma das demais FAPs relacionadas.

O valor máximo (para a equipe cearense, ou seja, a ser financiado pela Funcap) por proposta é de até R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) a ser executado no período de 36 meses, obedecendo aos seguintes critérios:

1. Poderão participar pesquisadores Doutores vinculados a instituição de ensino e/ou pesquisa sediada no Estado do Ceará;

2. Somente serão financiadas despesas de Custeio:

- Material de Consumo;
- Serviço de Terceiro Pessoa Física;
- Serviço de Terceiro Pessoa Jurídica;
- Passagens: internacionais (Brasil-Reino Unido-Brasil) e/ou nacionais aos participantes da equipe do projeto;
- Diárias: internacionais para missão de curta duração (até 30 dias) e/ou nacionais, nos valores da Funcap de acordo Resolução 02/2013;

3. Não serão custeadas despesas de Capital e Bolsa.

Submissão

As propostas deverão ser elaboradas, em inglês, de acordo com o documento MRC-Confap guidance for applicants, e submetidos, juntos aos formulários de custos, até o dia 26 de setembro de 2017. Deverão ser submetidas duas cópias da proposta – uma para o MRC e uma para o Confap. A submissão no sistema do Confap (https://sigconfap.ledes.net/) será aceita até as 13 horas, do horário de Brasília, e será realizada apenas por um dos PI brasileiros, definido em comum acordo pelos participantes. Os proponentes britânicos deverão submeter a proposta até as 16 horas (BST), do dia 26 de setembro, no Je-S System.

Links:

- Chamada anunciada no site do CONFAP

- Chamada anunciada no site do MRC

Contatos:

CONFAP – Flavia Cerqueira - Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
MRC – Meriel Flint - Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Funcap – Vivian Nobre - Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização em Sex, 11 de Agosto de 2017 16:56
 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6