Secretarias e Órgãos

Acesso Rápido

Do que você precisa?
Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial
Empresa desenvolve sistema de realidade virtual para o mercado imobiliário PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Agosto de 2017 09:22

A proposta da empresa Carbono Digital é tornar a visita a empreendimentos imobiliários tão divertida quanto um jogo de videogame


Por Nerice Carioca


A realidade virtual (RV), tecnologia que permite explorar ambientes em três dimensões através de equipamentos que simulam sensações de lugares reais, é um recurso cada vez mais usado em vários setores da economia. Através dela, por exemplo, é possível ter a sensação de uma expeirência como caminhar pela Muralha da China sem sair de Fortaleza. Ela funciona por meio de componentes como óculos e sensores de movimento e tem seu uso mais frequente no campo dos videogames, mas também tem aplicações em áreas como Educação e Medicina. 

O grande potencial da realidade virtual despertou o interesse da empresa Carbono Digital, que está trabalhando em um projeto que busca definir um padrão de desenvolvimento para um software destinado à construção civil. Ele poderá ser utilizado por imobiliárias e construtoras na apresentação dos empreendimentos, substituindo os apartamentos decorados. O projeto conta com o apoio da Funcap, através do edital Inovafit.

28984638442_c30f3872ab_b.png

De acordo com os responsáveis pelo novo sistema, batizado de Showroom Virtual, a ideia é diminuir os custos com as unidades decoradas, por exemplo - que pode superar R$ 300 mil, como ressalta João Ricardo Queiroz, Diretor de Criação da Carbono Digital. “A tecnologia permite diminuir o investimento necessário para apresentação de decorados e reduz a quase zero o desperdício oriundo da construção e da demolição deles”, afirma. Outro ponto positivo destacado pelo empresário é a sustentabilidade ambiental do produto, pois não gera resíduos e consome menos recursos, utilizando apenas energia elétrica.Além dos benefícios ambientais e econômicos, João Ricardo pontua que a o Showroom Virtual supera as limitações físicas apresentadas pelas unidades decoradas. Enquanto os ambientes físicos ficam restritos às salas ou apartamentos, a realidade virtual é capaz de simular toda a área do empreendimento, incluindo os espaços de lazer, por exemplo. Segundo ele, é possível oferecer aos clientes uma “apresentação com detalhamento fiel do produto vendido”. Além disso, o equipamento é portátil e pode ser utilizado em lugares com espaço reduzido.

João Ricardo lembra que o apoio da Funcap está sendo fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Somente com recursos próprios, o ritmo de desenvolvimento era bem lento e com restrições orçamentárias para contratação de serviços terceirizados”, destaca. O Inovafit possibilitou que parte da equipe da empresa se dedicasse com exclusividade ao projeto, dando mais celeridade ao desenvolvimento do produto.Saiba mais sobre o Showroom Virtual.

O sistema que está sendo desenvolvido pela Carbono Digital roda em computadores com o sistema operacional Windows por meio do HTC Vive, um equipamento composto por óculos de realidade virtual, sensores de movimento e controles sem fio. Os óculos projetam imagens em alta resolução, os controles permitem a interação do usuário com os objetos presentes na cena e os sensores captam os movimentos em tempo real, permitindo que a pessoa caminhe pelo espaço virtual.

 

Calendário

Agosto 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2