Secretarias e Órgãos

Redes Sociais

Página Inicial
Professor da Urca publica artigo em jornal do grupo Nature PDF Imprimir E-mail
Ter, 06 de Junho de 2017 15:58

O Jornal Scientific Reports, vinculado ao grupo Nature (um dos mais importantes canais de divulgação científica do mundo) publicou recentemente o artigo intitulado “Structural heterogeneity of the μ-opioid receptor’s conformational ensemble in the apo state” de autoria do professor Diniz Maciel Sena Junior, do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (Urca). O artigo faz parte do seu estágio de pós-doutoramento, feito com apoio financeiro do Programa Ciência sem Fronteiras/CNPq junto ao grupo do professor Paolo Carloni, no Forschungszentrum Jülich, Alemanha.

A publicação trata de estudos com receptores acoplados à proteína-G (GPCRs) que são o alvo de quase 40% de todos os medicamentos comercializados mundialmente. Dentre estes receptores destaca-se o receptor μ-opioid, principal alvo da morfina no processo de analgesia, com estruturas inativa e ativa disponíveis no banco de dados de proteínas RCSB PDB. Utilizando um modelo computacional baseado unicamente na forma inativa do receptor, incluindo uma mutação que o torna constitutivamente ativo, foram realizados estudos de dinâmica molecular com o objetivo de verificar as características estruturais envolvidas na ativação.

Estudos anteriores de dinâmica molecular, mesmo utilizando longos tempos de simulação, não foram capazes de observar mudanças associadas à ativação do receptor. Durante seu trabalho, o professor Diniz Sena utilizou uma técnica de amostragem aprimorada, que permitiu observar a forma ativa do receptor, em ótima concordância com a estrutura disponível no banco de dados, possibilitando um melhor entendimento do mecanismo de ativação e identificando um estado intermediário, ainda não observado experimentalmente.

As atividades da pesquisa continuam no Brasil. Um projeto foi submetido ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e teve recursos de tempo computacional aprovados para utilização do supercomputador Santos Dumont, sendo o único projeto aprovado proveniente do estado do Ceará. Também continua ativo um projeto na mesma área no Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (CENAPAD/SP).

Scientific Reports é um jornal on-line de acesso aberto com destacada visibilidade e qualidade cientifica (Fator de Impacto - ISI atual 5,228 e QUALIS CAPES A1 nas áreas Ciências Biológicas II, Biotecnologia e Química) ancorado pelo prestigiado grupo Nature e que publica pesquisas cientificas em todas as áreas das ciências naturais e clínicas. O artigo está disponível no endereço  https://www.nature.com/articles/srep45761.

Última atualização em Ter, 06 de Junho de 2017 19:02