Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Uece lança Observatório da Cultura Alimentar PDF Imprimir E-mail
Qua, 24 de Maio de 2017 15:21

No próximo dia 30, às 9 horas, será lançado oficialmente o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), grupo de trabalho transdisciplinar vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento irá reunir, no Museu da Indústria, em Fortaleza, pesquisadores, estudantes, profissionais, chefs de cozinha, empresários e representantes de instituições relacionadas à Gastronomia e à cultura alimentar em geral para uma manhã de confraternização e debate.

Na programação, está prevista uma roda de conversa com chefs e pesquisadores da área de Gastronomia. De acordo com os organizadores, “será uma mesa importante, em termos de interação entre universidade e mercado de trabalho, pois os observatórios desempenham forte papel na gestão de informações e na pesquisa das questões sociais que envolvem a cultura alimentar e auxiliam na elaboração de políticas públicas para a área”.

O OCCA, que constituirá o eixo de um convênio de cooperação técnica e acadêmica que está sendo firmado entre a Uece e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), tem a missão de ser um espaço de elaboração de conhecimento, sistematização, análise e divulgação de dados concernentes às diversas cadeias de produção, consumo e difusão da cultura alimentar no Ceará.

O grupo é transdisciplinar que, atualmente se reúne semanalmente. É composto por um grupo de pessoas bastante diverso, que inclui professores e estudantes dos cursos de Sociologia, Nutrição, Administração e Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Uece e do IFCE, chefs de cozinha e representantes de instituições ligadas à cultura alimentar.

A primeira atividade do OCCA, já em andamento nas reuniões, é um grupo de estudos para discutir e aprofundar questões referentes à Gastronomia e à cultura alimentar a partir do viés sociológico. O Observatório também deverá desenvolver pesquisas puras e aplicadas em Fortaleza e no interior do estado, reunindo pesquisadores, profissionais e instituições que atuam na área.

O evento de apresentação do OCCA é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Uece, o curso de Gastronomia do IFCE e a Associação dos Chefs de Cozinha do Estado do Ceará (ACC). A FUNCAP tem sido um dos principais financiadores das atividades desenvolvidas pelo Programa de Pós-GRaduação em Sociologia (PPGS/UECE).

Na mesa do evento estão confirmadas as seguintes presenças:

- Professora Maria Lucia Bueno, docente do Departamento de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

- Nilza Mendonça, chef de cozinha, pesquisadora e autora do livro Em Busca dos Sabores Perdidos e professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Ceará (Senac)

- Lia Quinderé, chef de patisserie formada pela escola francesa Le Cordon Bleu e proprietária da Sucré Patisserie

- Luhen Aquino, chef de cozinha vencedor da versão local do concurso Enchefs e representante cearense no Prêmio Dolmã 2017

Junho 2017