Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura comemora 40 anos com homenagem a pesquisadores PDF Imprimir E-mail
Sex, 03 de Março de 2017 09:10

A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), primeira fundação deapoio da Universidade Federal do Ceará (UFC),comemora seus 40 anos em evento queserá realizado na próxima quinta-feira (9), às 19h, no auditório da Reitoria.O evento será presidido pelo Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos.

Durante a cerimônia, haverá entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Ícaro deSouza Moreira a cinco pesquisadores que se destacaram por sua liderançapolítica e administrativa e por seu empenho e reconhecimento à pesquisacientífica e inovação. Serão homenageados os professores Ícaro Moreira (in memoriam),que dá nome ao prêmio, Jesualdo Pereira Farias, Antonio Gomes de Souza Filho,Rossana Maria de Castro Andrade e Manoel Odorico de Moraes Filho.

Haverá também homenagem especial à Rádio Universitária FM, que estácompletando 35 anos. A FCPC é detentora da concessão da Rádio e umaimportante apoiadora de sua missão de levar a educação não formal eprodução cultural da Universidade à comunidade.

A FCPC foi criada para apoiar a pesquisa acadêmica na UFC. A Fundação surgiu como resposta às dificuldades para aplicação de recursos captadosem agências de fomento, facilitando, por exemplo, o processo de compra demateriais e equipamentos.

A Fundação também trabalha fortalecendo o diálogo entre a Universidade e a iniciativaprivada. Nessa modalidade, a FCPC atua intermediando a captação de recursose sendo ponte entre os fomentadores e os pesquisadores que trabalham naprodução de conhecimento. A FCPC tem papel importante também na difusão dacultura e do conhecimento, seja pela Universitária FM, seja atuando juntoàs Edições UFC.

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

Ícaro de Sousa Moreira (in memoriam) – Professor titular da UFC, mestre edoutor em Química, tendo realizado estágio de pós-doutorado na StateUniversity of New Jersey. Como pesquisador, depositou duas patentes:aplicação de complexo de metais de transição para tratamento de tuberculose(2003) e produção de biolubrificantes derivados do óleo da mamona (2009).Ocupou vários cargos administrativos, tendo assumido como Reitor da UFC em2007. Sua gestão deu início ao processo de reestruturação e expansão daUFC, com grandes investimentos na infraestrutura da Universidade. Faleceuem abril de 2008.

Jesualdo Pereira Farias – Mestre e doutor em Engenharia Mecânica,Jesualdo Farias é professor da UFC desde 1987.  Coordenou vários projetosde pesquisa, com ênfase na área de procedimentos de soldagem e revestimentopara aplicação na indústria de petróleo e gás. No âmbito administrativo,foi eleito Vice-Reitor da UFC em 2006. Assumiu a Reitoria em 2008 com ofalecimento do Prof. Ícaro e foi eleito duas vezes seguidas como Reitor.Sua gestão foi marcada pela intensificação do processo de expansão daUniversidade. Entre abril de 2015 e maio de 2016, assumiu a Secretaria deEducação Superior (Sesu), do Ministério da Educação. Atualmente, éSecretário das Cidades do Estado do Ceará.

Antonio Gomes de Souza Filho – É doutor em Física e professor associado Ido Departamento de Física, trabalhando na área de nanociência enanotecnologia, com ênfase em nanotubos de carbono, nanotubos inorgânicos enanocristais. Já publicou 174 artigos em periódicos internacionaisespecializados, que obtiveram, pelo menos, 6 mil citações. Também atuoucomo pesquisador visitante nas universidades de Tohoku, no Japão; no MIT,nos Estados Unidos; na Universidade de Lyon-I, na França, e na Unicamp.Recebeu prêmios da Sociedade Brasileira de Física e da International Unionof Material Research Societies por sua produção científica. Atualmente, éPró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

Rossana Maria de Castro Andrade – Professora da UFC desde 1994, é mestree doutora em Ciências da Computação. Atua principalmente nas áreas deengenharia de software e redes de computadores. Como integrante da RedeNacional de Pesquisa, foi uma das responsáveis pela implantação da Internetno Estado do Ceará. É fundadora do Laboratório de Pesquisa eDesenvolvimento em Design e Computação Móvel e do Grupo de Redes deComputadores, Engenharia de Software e Sistemas (Great). Atualmente, écoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, além decoordenadora de vários projetos de pesquisa.

Manoel Odorico de Moraes Filho – É médico, com mestrado em Farmacologiapela UFC e doutorado em Oncologia pela Universidade de Oxford. É professorda Faculdade de Medicina, coordenador do Laboratório de OncologiaExperimental (LOE) e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento deMedicamentos (NPDM) da UFC, inaugurado em 2013. O Prof. Odorico é bolsistade produtividade em pesquisa do CNPq-nível 1A, atuando especialmente nasáreas de pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividadeantitumoral, produtos naturais, oncologia experimental,biodisponibilidade/bioequivalência, fitoterápicos e farmacologia clínica.

Reitoria da Universidade Federal do Ceará - Av. da Universidade, 2853, Benfica

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional*

Última atualização em Ter, 14 de Março de 2017 13:29