UFC oferta primeira turma do Mestrado em Antropologia em 2017 PDF Imprimir E-mail
Sex, 16 de Dezembro de 2016 13:53

O Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), aprovado em abril deste ano pelos conselhos superiores da UFC, acaba de receber também o aval da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O processo seletivo está previsto para ser realizado no primeiro semestre de 2017, com as atividades tendo início no segundo semestre.

Serão ofertadas cinco vagas para cada universidade e haverá um percentual, ainda a ser definido, de cotas para indígenas e afrodescendentes. As linhas de pesquisa a serem ofertadas são: "Narrativas, simbolismos e emoções" e"Diferença, poder e epistemologias".

Pelo projeto do curso, o Mestrado em Antropologia da UFC visa formar pesquisadores e docentes de alto nível capazes de gerar conhecimento antropológico em sintonia com o debate contemporâneo nas Ciências Sociais e na Antropologia em particular. Pretende fornecer ao aluno formação profissional no campo da qualificação docente, além de formar pesquisadores e profissionais que atuem no âmbito das instituições públicas, organizações não governamentais, institutos de pesquisa e outras instituições afins.

Visa também produzir e sistematizar conhecimento antropológico que contribua para a reflexão e atuação em âmbito local, regional e internacional, potencializando conjuntamente os recursos e estruturas institucionais existentes no âmbito da UFC e da Unilab.

As aulas ocorrerão nos dois campi: Fortaleza (Benfica) e Redenção, município sede da Unilab, distante cerca de 60 quilômetros da Capital. Como os alunos terão de se deslocar entre as duas universidades, serão buscadasformas de garantir o transporte para os selecionados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Última atualização em Sex, 16 de Dezembro de 2016 14:00