Empresa júnior da UFC vence prêmio com projeto Oca Sustentável PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Novembro de 2016 18:27

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da empresa Junior Ciclo Jr, foi a ganhadora do Desafio Ambev, projeto proposto pela cervejaria para pensar em soluções que ajudem a resolver um problema sério do país: a dificuldade no acesso à água limpa. A Ciclo Jr tornou-se a campeã com o projeto *Oca Sustentável* – Estrutura de bambu que usa plantas e calor para purificar a água de reuso. O prêmio é no valor de R$ 30 mil reais e dará oaporte para o desenvolvimento e execução do projeto. A UFC competia na final com mais duas universidades (de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte).

A empresa Junior é composta por alunos de engenharia química e ambiental. Para a assessora jurídica e financeira da Ciclo Jr., Renata Freire, os 36 membros da empresa estão radiantes. “Lutamos muito por isso. Foi muito empenho para desenvolvermos um projeto barato e que fosse condizente com a realidade do semiárido. Ao longo desse tempo, muita pesquisa foi feita para a construção do protótipo e muito tempo dedicado. Nossa equipe está muito feliz e ainda sem acreditar”.

Para a Ambev, o objetivo da iniciativa é engajar a geração que será, num futuro próximo, responsável por gerir negócios, já que essas organizações são sem fins lucrativos e geridas por estudantes para promover uma vivênciaempresarial no período da graduação.  “O Desafio Ambev está em linha com o trabalho que já fazemos dentro e fora de nossos muros. Nossa preocupação com a água é contínua, há mais de 20 anos trabalhamos para reduzir o consumo de água internamente e preservar esse recurso. Agora estamos dando um passo além, trabalhando na questão do acesso à água potável”, afirma Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev.

Fábrica em Aquiraz já é modelo de sustentabilidade da Ambev

Reduzir o consumo de água nas suas unidades é prioridade para a Ambev e a cervejaria de Aquiraz, no Ceará, investe e trabalha para usar cada vez menos água na produção de bebidas. A mais nova tecnologia para reaproveitamento de água, a osmose reversa, aumentou em 13% a economia do recurso. A redução do consumo de água é trabalhada constantemente para bater os próprios recordes da Companhia. De 2012 a 2015, o uso deste recurso em nossa unidade diminuiu em 24%.

Outra iniciativa importante foi a parceria da fábrica com a Cerâmica Tavares, onde 60% dos efluentes tratados são direcionados para a olaria, que por sua vez, deixa de captar água limpa da natureza, já que o recurso tratado pela cervejaria supre 100% do volume necessário para a produção da empresa na região de Itaitinga. A parceria entre as empresas existe desde 2014 e o volume de água tratada doado pela cervejaria para a olaria aumentou 42% no último semestre.

Projetos de disponibilidade hídrica ganham força em todo o país

Aumentar a disponibilidade hídrica no Brasil é um desafio para todos e a Ambev foca esforços em projetos e ações que ultrapassam as cervejarias. Para isso, a Ambev lançou o Projeto Bacias para recuperar e preservar importantes bacias hidrográficas no país. A primeira bacia adotada foi na cidade de Gama (DF), em parceria com a WWF Brasil, e depois o projeto foi para Jaguariúna, quando a cervejaria se uniu à The Nature Conservancy (TNC) para preservar a bacia do Rio Jaguarí.

Também em parceria com a TNC, a Ambev, junto com outras empresas do país, formou a Coalizão Cidades pela Água, iniciativa que pretende aumentar a disponibilidade de água para mais de 60 milhões de brasileiros, em 12regiões metropolitanas, atuando em 243 municípios, além de contribuir com doações projetos de restauração florestal em áreas chave para a saúde dos mananciais e com ações de conscientização sobre o uso racional da água.

A preservação da água é a principal causa ambiental da Ambev. Em 2015, a companhia fechou o ano com a meta de 2017 cumprida: reduziu para 3,17 litros o volume de água necessário para produzir 1 litro de bebida. O índice de consumo de água diminuiu  40,85% entre 2002 e 2015. Além das metas individuais, o índice total de consumo de água de cada cervejaria é considerado no Programa de Excelência Fabril da Ambev. Outra ação eficaz para economia de água é a padronização de processos e a replicação de boas práticas que surgem por iniciativa dos próprios funcionários. Atualmente, a Ambev possui 39 ETEIs, com capacidade para tratar 89,306 m³ de efluentes por dia, o equivalente ao tratamento de esgoto diário de  9,2  milhões de pessoas, semelhante à população da cidade de  Rio de Janeiro e Salvador juntas.

Última atualização em Sex, 11 de Novembro de 2016 18:34

Maio 2017