Secretarias e Órgãos

Acesso Rápido

Do que você precisa?
Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial
Funcap disponibiliza plataformas para apoiar interação entre atores do sistema estadual de CT&I PDF Imprimir E-mail
Ter, 19 de Janeiro de 2016 14:43

imagem_1_somos_funcapA Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) disponibilizou duas plataformas para ajudar na interação entre os atores envolvidos com Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) no Ceará e organizar um banco de dados sobre CT&I. Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), gestores, pesquisadores, empresários, estudantes e interessados em CT&I terão livre acesso às duas plataformas: Somos Funcap e Dados Funcap.

Dados Funcap

O Dados Funcap se propõe a ser um banco de dados sobre CT&I, com informações regionais e nacionais, e está em constante desenvolvimento pela Gerência de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Getic) da Fundação. Atualmente, estão presentes indicadores sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e sobre a população dos estados brasileiros; números de bolsas concedidas pela Funcap, Capes e CNPq; quantidade de pesquisadores nos estados e execução orçamentária das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil.

De acordo com a Getic, novas informações serão incluídas no Dados Funcap nos próximos meses, envolvendo pesquisas científica e de inovação apoiadas pela Fundação, bem como dados referentes à CT&I no Ceará e no Brasil. 

Somos Funcap


Com depósito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Plataforma Somos foi desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de incrementar a interação da universidade mineira com instituições públicas e privadas em áreas de pesquisa científica e tecnológica. A Funcap adquiriu uma versão do sistema por um período de 12 meses.

Por meio de um mapeamento de competências, o sistema permite identificar os pesquisadores apoiados pela Funcap nos últimos anos, suas especialidades e produção científica. As competências podem ser encontradas de maneira simples e organizada, de acordo com a área de interesse do usuário.

A base de dados é a Plataforma Lattes, cujas informações são retiradas com autorização do CNPq. O Somos está em constante desenvolvimento pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, para que novas funcionalidades sejam agregadas à Plataforma, e pela Getic da Funcap, para que o cadastro de pesquisadores esteja sempre atualizado.

Dados Funcap: http://dados.funcap.ce.gov.br/

Somos Funcap: http://somoshomolog.fundep.ufmg.br/funcap/


Características

É uma ferramenta de busca que permite acessar dados da produção científica de pesquisadores registrados na Plataforma Lattes.Pode ser customizado e personalizado para qualquer Universidade ou Instituição de Pesquisa.Não é preciso utilizar a tecla “enter” ou apertar qualquer botão para iniciar uma busca. Basta digitar.

O que você visualiza enquanto digita já é o resultado de sua busca. Não é preciso dar “enter” ou clicar em algum botão. Basta clicar no item que deseja visualizar.É uma solução de software ofertada como serviço (SaaS) e por isso dispensa investimentos com aquisição e manutenção de infraestrutura de TI.As melhorias e evoluções da Plataforma são disponibilizadas de forma constante e rápida


SOBRE A FUNDEP

Na década de setenta, professores da Universidade Federal de Minas Gerais empenharam-se, com êxito, na constituição de uma fundação de apoio para as atividades acadêmicas de pesquisa, extensão e de desenvolvimento tecnológico. Fazia-se necessária a criação de um instrumento ágil, dotado de estrutura operacional especializada e adequada às necessidades de captação e gestão dos projetos da Universidade.

A Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – foi então criada no dia 29 de novembro de 1974, por aprovação do Conselho Universitário da UFMG, como entidade de direito privado, com personalidade jurídica própria e autonomia financeira e administrativa.

Ente de cooperação da UFMG, a Fundep atua como interface junto às agências nacionais e internacionais de financiamento e fomento, bem como junto às entidades privadas e públicas, no levantamento de oportunidades, negociação de convênios e contratos, preparação de propostas de pesquisa, e gestão financeira de recursos destinados à pesquisa científica e tecnológica.

Última atualização em Seg, 22 de Fevereiro de 2016 15:00
 

Calendário

Fevereiro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4