Página Inicial Programas de bolsas Bolsas de Mestrado e Doutorado
Bolsas de Mestrado e Doutorado PDF Imprimir E-mail

Resumo

O programa de bolsas de formação acadêmica nas modalidades mestrado acadêmico e doutorado acadêmico têm por objetivo fortalecer o ensino de pós-graduação no estado do Ceará, na sua quantidade, diversidade e, sobretudo, qualidade, visando prover o Estado de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e inovação de modo a contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico.

As bolsas são concedidas pela Funcap sob a forma de quotas institucionais de bolsas aos Programas de Pós-Graduação.

A quem se destina

As bolsas são destinadas a alunos regularmente matriculados nos programas de Pós-Graduação Stricto sensu das modalidades mestrado acadêmico e doutorado acadêmico, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que estejam em funcionamento no Ceará. Esses programas são previamente cadastrados no sistema da Funcap pelas pró-reitorias de pós-graduação ou órgãos equivalentes.

As coordenações dos programas de pós-graduação são as responsáveis pelos critérios de seleção dos alunos que serão contemplados com as bolsas da Fundação.

Duração

O aluno de mestrado poderá receber bolsa da Funcap por um período máximo de 24 meses, contados a partir do início do primeiro período letivo no curso. Já o aluno de Doutorado poderá receber bolsa da Funcap por um período máximo de 48 meses, contados a partir do início do primeiro período letivo no curso.

Valor (R$)

O valor atual da bolsa de Mestrado é de R$ 1.500,00 e o da bolsa de Doutorado é de R$ 2.200,00. Os valores são fixados anualmente pela Funcap.

Requisitos para o candidato:

I – Ter dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação; Parágrafo Único – Para fins de comprovação da dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação:

a) A concessão da bolsa a qualquer servidor estará condicionada à prévia publicação (i) de seu afastamento, indicando o prazo específico do referido afastamento e sua finalidade, ou (ii) de sua exoneração no Diário Oficial de sua respectiva esfera administrativa, seja ela federal, estadual ou municipal;

b) Quando não houver diário oficial em determinado município, o servidor deverá apresentar declaração, devidamente assinada pelo titular do órgão ou ente em que é lotado, em que conste a informação (i) de seu afastamento, indicando o prazo específico em que o mesmo ocorrerá e sua finalidade, ou (ii) de sua exoneração;

c) Quando em esfera federal e por questões administrativas o ente ou órgão não realizar a publicação do ato que autoriza o afastamento, o servidor deverá apresentar declaração/portaria, devidamente assinada pelo titular do órgão ou ente em que é lotado, em que conste a informação de seu afastamento, sua finalidade e a indicação do prazo específico em que o mesmo ocorrerá;

d) A concessão da bolsa a qualquer empregado da iniciativa privada estará condicionada à prévia apresentação de declaração que comprove o prazo de seu afastamento e sua finalidade, devidamente assinada pelo(a) representante legal da empresa empregadora.

II – Não acumular a bolsa de estudo de que trata esta Instrução Normativa com outra bolsa, desta ou de outra Instituição, ressalvando-se o caso de haver prévia e expressa autorização da Funcap.

Todos os requisitos devem ser consultados no edital em vigência por meio do site da Funcap: http://www.funcap.ce.gov.br/index.php/editais2.

Solicitação da Bolsa

Os coordenadores já cadastrados no sistema da Funcap, pelas pró-reitorias de pós-graduação ou órgãos equivalentes juntamente com seus respectivos Programas de Pós-Graduação, deverão apresentar proposta à Fundação, por meio de preenchimento do formulário de solicitação de quotas. Esse formulário fica disponível na página da Funcap (www.funcap.ce.gov.br), dentro do prazo de inscrição estabelecido em edital aberto anualmente.

Requisitos para o candidato:
da dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação:
respectiva esfera administrativa, seja ela federal, estadual ou municipal;
em que o mesmo ocorrerá;
declaração que comprove o prazo Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Av.
Oliveira Paiva, no 941, Fortaleza/CE – CEP: 60.822-130 Telefones: (85) 3275-9628 / 3275-7474 Site:
www.funcap.ce.gov.br – E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .brGOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da
Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (Funcap) de seu afastamento e sua finalidade, devidamente assinada pelo(a) representante legal da
empresa empregadora.