Estudante cearense conquista medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul

22 de agosto de 2011 - 17:51

O estudante cearense Rafael de Melo, de Caucaia, foi um dos brasileiros contemplados com medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada entre os dias 14 e 20 de agosto na cidade de La Paz, Bolívia. Além dele, Rafael Miyazaki, de São Paulo (SP), Henrique Fiúza do Nascimento, de Brasília (DF), e Vinícius Canto Costa, do Rio de Janeiro (RJ), receberam a premiação. Com as quatro medalhas conquistadas, o Brasil ficou com a segunda posição entre os oito países participantes.

Trinta e dois estudantes participaram da olimpíada representando as delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A delegação brasileira foi formada por quatro estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Dois professores de Fortaleza, Francisco Bruno Holanda e Régis Barbosa Feitosa, lideraram a equipe.

As provas foram realizadas em dois dias consecutivos. Os participantes tiveram quatro horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática abrangendo disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

A competição existe há 23 anos. O Brasil já conquistou 81 medalhas, sendo 19 de ouro, 34 de prata e 28 de bronze. Em 2012, o Peru irá sediar a olimpíada.

A delegação brasileira é escolhida através da Olimpíada Brasileira de Matemática, um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).