Propostas para edital de inovação podem ser enviadas até 24 de outubro

11 de outubro de 2018 - 11:04

A Funcap informa que podem ser enviadas até o próximo dia 24 as propostas do edital conjunto com a Companhia de Gás do Estado do Ceará (Cegás), que tem como meta estimular projetos de inovação na área de materiais e soluções para energia e gás natural.

A iniciativa irá destinar R$ 600 mil, através da modalidade subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), para o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) ou processos inovadores por empresas ou pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa públicas ou privadas.

Entre os objetivos do edital estão ajudar a construir competências científicas e tecnológicas, incentivar alianças estratégicas para o desenvolvimento, promover a disseminação do conhecimento e gerar resultados que tenham potencial para aplicações com um valor de mercado.

Podem participar empresários individuais (com exceção dos Microempreendedores Individuais – MEI), pesquisadores e sociedades empresariais ou sociedades simples que sejam sediados no Ceará e realizem atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D & I). Cada órgão fornecerá metade dos recursos previstos no edital.

A parcela da Cegás será destinada ao pagamento das despesas que envolvem a seleção e a avaliação de projetos e à execução dos produtos ou soluções propostos. Já a Funcap fornecerá Bolsas de Inovação Tecnológica (BITs) diretamente aos pesquisadores.

As linhas de pesquisa que poderão ser abordadas nos projetos são as seguintes:

– Desenvolvimento de estrutura de caixa enterrada em leito carroçável, de alta resistência e leve, e de tampas mais leves (de 50 até 200 kg), menos espessas, mais duráveis e que possuam dispositivos facilitadores de abertura;

– Análise da eficiência de combustão em fornos a partir de diferentes cenários de mistura de Gás Natural e Gás Natural Renovável (GNR);

– Métodos/ensaios de Identificação de perda de espessura em tubulação.

As inscrições podem ser feitas no site da Funcap (www.funcap.ce.gov.br). O resultado final será divulgado no dia 14 de novembro, com o início das contratações das propostas previsto para até 45 dias após esta data.