Avanços na pavimentação asfáltica são abordados em conferência em Fortaleza

18 de junho de 2018 - 11:35

A tecnologia aplicada e a qualidade da pavimentação utilizada nas ruas e estradas do Brasil, fatores que estão diretamente relacionados com temas como mobilidade urbana e o papel da malha viária para o transporte e a economia do País, estarão em debate na 13ª edição da Conferência ISAP 2018 (Sociedade Internacional de Pavimentos Asfálticos) que começa amanhã em Fortaleza. Realizado primeira vez na América Latina, o evento vai até a próxima sexta, dia 21, e deve reunir cerca de 300 profissionais oriundos de 24 países, entre pesquisadores, engenheiros, oficiais de agências estatais, construtores, consultores e representantes da indústria.

A Conferência ISAP tem sido uma das maiores referências em debates sobre tecnologia asfáltica desde seu primeiro encontro em Ann Arbor, Michigan, EUA, em 1962. O evento tem periodicidade quadrienal e a edição em Fortaleza será uma oportunidade de examinar as tendências da indústria da pavimentação em relação a temas como sustentabilidade, proteção do meio ambiente, impactos socioeconômicos e políticos, qualidade da infraestrutura viária e aspectos da tecnologia, como o uso de pavimentos inteligentes.

Para o coordenador da Conferência ISAP 2018 no Brasil, professor Jorge Soares, que é docente da Universidade Federal do Ceará (UFC) e diretor de inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o evento extrapola aspectos científicos e técnicos e aborda temas que tangenciam a vida das pessoas e a economia do país.

“Este ano será lançado pelo Governo Federal o novo método de dimensionamento de pavimentos brasileiros, uma atualização necessária ao modelo vigente, que é da década de 1960 e não prevê tecnologias avançadas já adotadas por rodovias de muitos países e por muitas das concessionárias nacionais, como asfaltos modificados por polímeros e produzidos a temperaturas inferiores às usuais, evitando a liberação de tóxicos ao meio ambiente”, afirma. Ele ressalta que este tema, assim como a utilização de resíduos diversos – como a borracha de pneu moído e as cinzas oriundas de termelétricas – e os pavimentos inteligentes, capazes de gerar energia, estão entre os que serão abordados nas palestras e mesas redondas do ISAP. “São questões que têm implicação direta no cotidiano de todos que utilizam a malha viária do nosso país”, explica Jorge Soares.